Qualimar

A Qualimar Pescados é uma empresa pernambucana de grande porte que foi fundada em 1994 com foco em comercialização de pescados em algumas regiões brasileiras e, principalmente, no mercado internacional. Há três anos, a Qualimar foi vendida e, quando a nova gestão encarou o desafio de assumir a direção, a empresa se encontrava em um momento de transformação.

Apesar das mudanças na gestão e do momento economicamente desfavorável para o setor, a marca ainda desfrutava de atrativos como uma marca forte e respeitada e a associação com produtos de qualidade e credibilidade. No entanto, a nova gestão da Qualimar enfrentava um forte obstáculo: as empresas pequenas e regionais estavam ocupando o lugar das grandes empresas no mercado de pescados.

Percebeu-se então a necessidade de se planejar uma “volta” da Qualimar, aliando qualidades da marca antiga, como confiabilidade e tradição; a alguns valores novos, para que se tornasse mais moderna e inovadora para o consumidor. Foi decidido então que era chegada a hora de se reformular as embalagens de pescados, bem como a comunicação visual da empresa.

As ferramentas para essa mudança vieram por meio do programa Design Export, uma iniciativa da Apex Brasil e do Centro Brasil Design que apoia empresas brasileiras no desenvolvimento de produtos inovadores e com design diferenciado voltados à exportação. O objetivo do programa é levar para a indústria nacional uma metodologia simples, didática e objetiva que orienta a empresa a inserir a inovação como parte do processo de desenvolvimento de novos produtos, utilizando o design como ferramenta. Em 2014, através de uma parceria com o Centro Pernambucano de Design, o programa foi ampliado e passou a contemplar também a região Nordeste.

Com o apoio e participação das consultorias e reuniões promovidas pelo Design Export, a Qualimar teve acesso a um banco de profissionais de design, e optou por trabalhar com a Herbert Perman Design, um escritório que atua desde o final da década de 1980 em Recife.

Para que os profissionais da Herbert Perman pudessem mergulhar no universo dos pescados, a Qualimar os levou para uma visita completa em todos os setores da empresa, na qual foram tratados como consumidores. “Queríamos que eles conhecessem toda a cadeia produtiva, então tivemos essa ideia de explicar tudo a eles como explicamos aos nossos consumidores visitantes”, conta Fernando Ramalho, Diretor Comercial da empresa de pescados.

A ideia de levar os designers para conhecer os detalhes da Qualimar não poderia ter sido melhor, já que a Herbert Perman tem em seu modus operandi o hábito de se envolver nos negócios do cliente durante todo o processo de desenvolvimento da estratégia de design adotada. Fred Perman, Diretor do escritório de design, conta que essa interação permite uma troca de informações mais bem sucedida. “Precisamos ir fundo no levantamento de informações, conhecer o mercado, os concorrentes, saber dos objetivos do trabalho”, explica.

Para o redesign da Qualimar, empresa e designers optaram por lançar a nova marca realizando uma aliança com chefs de cozinha estrelados.  A ideia era mostrar aos consumidores que eles poderiam ter em casa os mesmos pescados utilizados pelos grandes chefs, conceito que agregou ainda mais valor aos produtos.

Desafios

A principal dificuldade relatada por Perman foi a de implantar junto à empresa um processo de cultura de design, envolvendo todos os departamentos, para que todos compreendessem a complexidade e dinâmica de um trabalho de design de embalagens. “Tivemos que participar, por exemplo, de todo o processo seletivo para novos fornecedores de embalagens, para que atendessem a qualidade que buscávamos”, afirma Perman. Os obstáculos foram superados justamente pela filosofia de trabalho – compartilhada pelas duas empresas envolvidas – de envolver ambas as equipes em busca de um mesmo objetivo.

Resultados

Na reta final dos trabalhos com o Design Export, os resultados já começaram a aparecer e a surpreender: a Qualimar é agora a segunda marca nacional de pescados que mais exporta lagosta e o melhor frigorífico de pescado do Nordeste. Atualmente dispõe também de uma Certificação Internacional para exportação de Lagosta.

As novas embalagens criaram uma linha gráfica de extrema elegância com o uso predominante da cor preta para um posicionamento “premium” da marca no ponto de venda. Tecnicamente buscou-se uma solução mista para embalagem de lagosta, a embalagem primária utiliza skinpack que deixa o produto ser apresentado quase que “ao natural” e é sobreposta por uma cartonada impressa em policromia. Um grande diferencial do processo criativo foi o uso de um visor para que o produto ficasse exposto ao consumidor, criando um forte apelo de venda ao público consumidor que é extremamente exigente.

Fernando afirma que, antes deste projeto, não existia espaço na empresa para um planejamento em relação ao design, que era tratado muito superficialmente pela Qualimar. Após perceber os resultados alcançados com o redesign das embalagens, a equipe passou a mensurar o alcance da empresa, e pretende adotar o design na rotina da Qualimar.

Sobre a experiência da Qualimar com o Design Export 

Para nós da Qualimar, a excelência em qualidade não é uma opção, mas sim uma necessidade de sobrevivência, uma vez que atendemos os clientes mais exigentes. Incentivar a pesca de qualidade com sustentabilidade, o cuidado do pescado a bordo e a forma de processamento, congelamento e embalagem fazem toda a diferença.

Mas como transmitir isso ao consumidor final? Qual a melhor forma de se comunicar com o cliente, de explicar que nosso produto é completamente diferente das outras 50 marcas do mercado?

O Design Export nos auxilia nessa comunicação e nos incentiva a continuar buscando produzir os melhores pescados, porque vale a pena! O reconhecimento de nosso espírito de excelência por nossos clientes é nossa maior motivação. Nossa comunicação visual, embalagens, layout e outras formas de apresentação se mostram fundamentais para transmitir nossa percepção sobre produtos e serviços que prestamos.

  • Fernando Ramalho, Diretor Comercial da Qualimar.
Mais de Jaqueline Tiepolo
Nohda
Foi na disciplina de comunicação que a Pharus venceu o iF DESIGN...
Leia mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *