Composteira Humi

O Desafio

A partir do senso cada vez mais crítico da sociedade, as pessoas estão percebendo a sua responsabilidade na participação das ações ambientais. Com isso, há uma grande necessidade de produtos que permitam a interação e uma participação mais facilitada. A empresa Morada da Floresta precisava desenvolver um produto para uso doméstico para o incentivo de uma prática simples e muito difundida atualmente que é a compostagem. Composteiras são instrumentos para a geração de um ecossistema que transforma resíduos orgânicos em adubo e contribui com a redução das emissões de gases do efeito estufa.

O grande desafio era o desenvolvimento de uma composteira de uso doméstico para facilitar uma tarefa em família e que tivesse atributos de sustentabilidade, usabilidade e economia circular.

O Projeto

A empresa Morada da Floresta desenvolveu um produto compacto e resistente que proporciona às pessoas contribuírem com a minimização do descarte de resíduos orgânicos e os direcionarem para a compostagem, gerando ainda adubo para hortas e plantas.

A composteira Humi, reúne várias características importantes e também está de acordo com o propósito da empresa. Possui um único tamanho, mas pode ter sua capacidade ampliada com até cinco outras caixas digestoras, de 45 litros cada uma. O design é extremamente cuidadoso e eficaz: a tampa é inclinada, para que possa ficar na chuva; a caixa não precisa de suporte, uma vez que a base coletora tem chapas de metal nos pés que permitem a fixação de rodízios que facilitam o manejo; há furos que impedem a entrada de água mas que garantem a oxigenação da caixa digestora; as garras na tampa facilitam o manejo diário do sistema na hora de colocar os resíduos orgânicos; e o fundo, inclinado, permite que 100% do líquido vá direto para a torneira.

O Resultado

A empresa conquistou alguns prêmios como o Prêmio Lixo Zero, em 2019, na categoria Compostagem; o prêmio Brasil Design Award 2018 de Maior Votação Popular com a Composteira Humi e também a medalha de prata na categoria Produto de Impacto Positivo com o mesmo produto, entre outras conquistas.

Além de facilitar a redução dos resíduos domésticos, a composteira Humi é produzida com materiais de difícil reciclabilidade. Inicialmente era produzida 100% com caixas longa vida recicladas. Uma única composteira utilizava mais de 1.000 embalagens de caixas longa vida. Atualmente as composteiras são compostas por 50% de embalagens longa vida (aproximadamente 500 embalagens) e 50% em embalagens BOPP (aproximadamente 2.200 embalagens BOPP).

“A Morada da Floresta trabalha com soluções para reduzir os impactos no meio ambiente e utilizar design na construção dos produtos ampliou nossa relação com a economia circular, quando passamos a proporcionar impactos não apenas com o uso dos produtos pelos clientes, mas também no processo produtivo das composteiras.” afirma o CEO da Morada da Floresta, Claudio Spínola.

Mais de Centro Brasil Design
iF Design Trend Report 2023: confira o relatório de tendências do design
São 220 páginas com seis mega tendências e suas influências na área...
Leia mais
Participe da conversa

2 Comentários

  1. says: Andréia

    Gostei muito da composteira Humi, pois além de ser produzida especialmente para essa finalidade o que facilita muito o manejo, também reduz o impacto ambiental, amo plantas e animais e queria muito uma composteira, tenho estudado muito para aprender tudo sobre isso, porém não tenho muita condição no momento, queria saber o valor se cabe no meu bolso, assim evitaria o desperdício das cascas e teria em mãos húmus para minha horta e plantas…

Deixe um comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *