Adélia Borges

Adélia Borges é crítica, historiadora de design e curadora independente. Tem textos publicados em sete línguas e é autora ou co-autora de 34 livros. Fez a curadoria de mais de 60 exposições no Brasil e exterior. Palestrante frequente, apresentou-se em 22 países. Em 2021 recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Unesp.

Bruno Porto

Designer, pesquisador e curador de mostras de artes visuais no Brasil e no exterior. Autor de livros e textos sobre design e comunicação, frequentemente atua em júris de prêmios nacionais e internacionais da área. Lecionou em instituições de ensino de design no Rio de Janeiro, Xangai e Brasília, e atualmente vive na Holanda.

Caio Esteves

Global managing partner of placemaking na Bloom Consulting. Autor de Cidade Antifrágil (2021), Place Branding (2016) e co-autor de Imaginative Commu-
nities (2020). Membro do IPM-Manchester e IPBA, colaborador do Place Brand Observer e City Nation Place e revisor convidado do Place Branding & Public Diplomacy.

Dante Mendonça

É cartunista, jornalista e escritor, membro da Academia Paranaense se Letras. É autor das seguintes obras, entre outras:A Banda Polaca – Humor do Imigrante no Brasil Meridional; Curitiba: Melhores Defeitos, Piores Qualidades; Serra Abaixo, Serra Acima: o Paraná de Trás pra Frente; Maria Batalhão; e Cozinheiros da Quarentena.

Edson Yabiku

Arquiteto, viveu em Tóquio por dez anos após encerrar seus estudos na UFPR. Reside em Londres há duas décadas. Após uma jornada de 25 anos no escritório britânico Foster + Partners, fundou o estúdio Bridge Arquitetura que tem como missão conectar e inspirar pessoas através de projetos profundamente inclusivos e sustentáveis.

Ericson Straub

Designer-PUCPR, Pós-graduado em História da Arte, Especialista em Exhibition Design-University of Victoria e Mestre em Design-UFSC. Diretor de Criação da Straub Design e idealizador da Abcdesign. Autor de Conexões Criativas e Abc do Rendering. Premiado no Graphis Design, IF Design Award e Bienal Ibero-americana de design.

Geraldo Pougy

Arquiteto, mestre em gestão urbana. Iniciou a carreira na equipe de Jaime Lerner. Foi secretário de cultura em Curitiba (1993-96) e, em 1999, liderou a fundação do Centro Brasil Design. Depois de atuar na iniciativa privada (na educação corporativa e na indústria) voltou ao urbanismo, tema sobre o qual pesquisa e escreve. É autor de Curitiba:
Urbanismo Essencial

Gustavo Greco

Sócio e diretor de criação da Greco Design, uma das empresas mais premiadas do Brasil. É professor de Pós-Graduação em Gestão de Marcas na PUC MG, e coordena o curso de pós-graduação Design Exponencial do Uni-BH. É Presidente nacional da Abedesign, jurado de premiações no Brasil e no exterior e curador da 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico.

Gisele Raulik Murphy

Designer, doutora em políticas públicas de design e inovação pela Universidade do País de Gales e mestre em estra-
tégias de inovação pela Brunel University (Inglaterra). Co-fundadora da DUCO Design
Intelligence, atuou no Centro de Design do Paraná (atual CBD), Design Council de Londres e Design Wales no País de Gales.

Felipe Guerra

Cenógrafo, Diretor de Arte, Carnavalesco de destaque é também sócio do Jaime Lerner Arquitetos Associados onde desenvolve projeto em diversas escalas, da urbanização de cidades até projetos de interiores e paisagismo, no território nacional e internacional. Atua ainda com cenografia e direção de arte para empresas, festivais e espetáculos.

Levi Girardi

Designer, cofundador e CEO da Questtonó Manyone, consultoria de estratégia e inovação com sedes em São Paulo e Nova York, integrando áreas como pesquisa e estratégia, branding, design de produtos, visual, serviços, tech e extended reality. Foi jurado no iF Design Awards, Brazil Design Award, What Design Can Do e do Prêmio Design MCB.

Lincoln Seragini

CEO CASA SERAGINI; Membro da Academia Brasileira de Marketing; Embaixador do CBD; Hall da Fama do Design Abedesign; Consultor das Nações Unidas em Design e Tecnologia de Embalagem; Membro de Conselhos Consultivos em Branding e Design Innovation. Participa de júris nacionais e interna-
cionais, é autor, conferencista e mentor criativo.

Ronald Kapaz

Graduou-se em arquite-
tura pela universidade de São Paulo em 1979, quando fundou a Oz Estratégia+Design, que teve trajetória reconhe-
cida na formação da cultura de Design no país. Hoje é Head Designer, CSO e cofundador da Playground Lab Design, um laboratório de construção de valor orientado para problemas complexos.