iF Student: conheça a experiência de quem já foi premiado

 

De que forma um iF Student Design Award pode beneficiar um estudante ou um profissional recém-formado? Para responder a essa pergunta, nada melhor do que chamar alguns vencedores das edições anteriores da premiação para que nos contem como o prêmio influenciou suas carreiras.

Hoje você vai conhecer o ponto de vista do designer Cleber Niels, que em 2012 ganhou o iF após inscrever seu trabalho de graduação , um projeto que consistia em uma ferramenta veterinária especial projetada para diagnosticar o sistema respiratório de cavalos. O TCC foi desenvolvido com Rodrigo de Freitas Wolf, seu colega de faculdade.

Cleber hoje trabalha em Santiago como Designer de Produtos Pleno no Electrolux Design Group Chile. Confira:

 

Por que você decidiu inscrever seu projeto no iF?

Eu e meu parceiro de projetos, Rodrigo de Freitas Wolf, decidimos inscrever o nosso trabalho de graduação no IF Awards 2012 para comprovar e testar o resultado alcançado com o nosso projeto. Como é o último e principal trabalho feito na universidade, onde se aplica todo conhecimento e habilidades adquiridos ao longo do curso, nada melhor que compará-los a nível global. o IF nada mais é que um benchmarking. Te posiciona.

 

Ter ganho o prêmio impactou sua carreira de alguma forma?

Os benefícios em ganhar um prêmio renomado são vários. Além de ser uma chance de representar o seu país, enriquece seu currículo e seu nome aparece nos meios de comunicação, afinal, o seu projeto é selecionado entre milhares, ou seja, isso significa que você tem qualidades e habilidades significantes. Isso faz a diferença em uma entrevista, ou em um processo seletivo, por exemplo. Faz a diferença, mas não é tudo.
No meu caso, quando recebi a notícia de que havia ganho o prêmio, estava trabalhando no Electrolux Design Group Latin America  já há alguns meses, e com certeza foi ótimo para minha reputação, pois os profissionais ao meu redor viram que ganhei o prêmio e isso me trouxe prestígio e valor.

projeto cleber

o projeto premiado

Confira mais detalhes sobre o projeto de Cleber e Rodrigo: http://exhibition.ifdesign.de/entrydetails_en.html?beitrag_id=93423

 

Sobre o iF Student

É um prêmio voltado para estudantes ou recém-formados nas áreas de design, arquitetura e marketing. Lançado em 2008, o iF Student, que até o ano passado tinha o nome de iF Concept, se consolidou como o maior prêmio internacional voltado a jovens talentos.

Realizado anualmente, premia 100 projetos entre os mais inteligentes, criativos e inovadores dentro de cada disciplina: Design de produto e industrial; Design de Comunicação e multimídia; Design de moda; Arquitetura e Design de interiores.

Os trabalhos inscritos não devem ter mais de dois anos. Além dos projetos individuais, é possível inscrever projetos com equipes de no máximo quatro participantes.

Vale lembrar que as inscrições para o iF Student Design Award  estão abertas até 15 de dezembro, e que são gratuitas e podem ser feitas via internet, no endereço www.ifdesign.de/student_index_e. As análises do júri, as etapas finais e a cerimônia de premiação serão realizadas no primeiro semestre de 2015.

 

Na próxima semana, traremos mais um premiado no iF Student para que nos conte sua experiência, aguarde!