Semana D

Realizada pelo Centro Brasil Design e pela ProDesign>Pr, a Semana D – Festival de Design é um festival de design que acontece anualmente em Curitiba e é moldado de acordo com eventos similares que acontecem na Europa. O evento pretende mostrar ao público o poder transformador do design – e que ele está presente no cotidiano de todos.

A Semana D cresce a cada edição. A primeira, realizada em 2011, reuniu mais de duas mil pessoas nas palestras e debates promovidos pelo evento, que aconteceu no Cietep. A segunda, em 2012, contou com dez mil participantes nas 9 exposições, 5 debates, 2 lançamentos de livros, 1 desfile de moda, 5 oficinas e 32 palestras promovidos. Em 2013, e terceira edição do evento atingiu 22.000 mil pessoas e passou ter suas atividades concentradas no Museu Oscar Niemeyer. Em 2014, o evento reuniu mais de 15.800 pessoas no Museu Oscar Niemeyer, contou com 31 palestras e cinco exposições. Além disso, simultaneamente ao festival aconteceram dois fóruns, três lançamentos de livros, dois lançamentos de revistas, seis debates, 16 workshops, quatro cases de sucesso da indústria brasileira, três bazares, um desfile de moda, uma premiação de design, uma vernissage, uma mostra de cinema.

O festival de 2015 contou com 50 palestras, 31 workshops, 15 debates e bate-papos, além de três ações coletivas, exposições, lançamentos de livros, bazares e fóruns. O evento, transitou ente quatro cenários diferentes do design: transformação, economia, estratégia e urbanidade. Entre as palestras e bate-papos, destacaram-se o Fórum Internacional Cidades Amigas do Design, que em sua segunda edição contou com a presença de designers latino-americanos que trouxeram cases de sucesso de cidades que investiram no design para solucionar os problemas urbanos.

Além da programação oficial, o evento, que tem caráter colaborativo, conta também em todas as edições com ações promovidas pela comunidade acadêmica, instituições, indústrias e lojas que intensificam ainda mais a vivência do tema na cidade. Já a Semana D%esconto promove uma parceria entre a Semana D e lojas físicas e virtuais, dando uma oportunidade para que o consumidor possa adquirir produtos de design a um preço mais acessível.

Para saber informações sobre o evento, acesse https://www.facebook.com/festival.semanad