Quatro cidades em uma semana

Quatro cidades em uma semana. Entre os dias 20 e 26 de julho, a equipe do CBD esteve presente em eventos de design em diferentes cantos do país, reforçando sua atuação nacional.

Juliana Buso, diretora de projetos, foi para Goiânia a convite da equipe do NDesign – Encontro Nacional de Estudantes de Design para ser uma das palestrantes do evento. Além de contar ao público um pouco sobre a história e atuação do CBD, ela também falou sobre semanas internacionais de design e premiações da área. Juliana é a representante oficial do iF Design Award no Brasil e deu dicas sobre como conquistar um prêmio de design e a relevância deles no currículo de um profissional da área. “Existem oportunidades tanto nacionais como internacionais que são específicas para quem está na graduação. Um reconhecimento internacional ainda nesta fase destaca qualquer profissional no mercado de trabalho, e o retorno em visibilidade é grande. Um projeto guardado na gaveta de nada vale”, explica. Os estudantes ficaram tão interessados que a caixa de e-mails de Juliana está cheia de dúvidas de estudantes sobre como participar do iF.

Ana Brum, diretora técnica da instituição, foi até São Paulo no dia 22 para reunir-se com as empresas de design e participantes do programa de exportação Glass Brasil ligadas ao Sindividro – Sindicato da Indústria de Vidros e Cristais Planos e Ocos. O objetivo era alinhar as estratégias do programa Design Export Grandes Empresas (DEGE), projeto da Apex-Brasil  em parceria com ABEDESIGN. “Ser parte deste projeto com a metodologia ‘design na prática’ é mais um reconhecimento de que a gestão do design sistematizado pode alcançar resultados positivos para os negócios”, explica Ana, sobre sua atuação no evento.

De volta a Curitiba, no dia 24, ela participou também da Oficina de Negócios Brasil Trade, evento promovido pela Apex, Fundação Araucária e Fiep, por meio do Centro Internacional de Negócios, para aproximar empresas não-exportadoras de trading companies, empresas experientes em fomentar parcerias e negócios no mercado internacional.

Ainda no dia 24, Letícia Castro, Diretora Executiva, foi a Manaus em uma reunião com o superintendente da SUFRAMA, Thomaz Nogueira e com o gerente de Inovação e Design da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Marco Lobo. Na ocasião, Letícia e Lobo apresentaram o “Diagnóstico do Design Brasileiro”, documento criado para ser referência em design para o desenvolvimento da indústria e fornecer subsídios para a elaboração de uma política pública de design no país.

Design Export Grandes Empresas alinha estratégias com empresas participantes do projeto

Design Export Grandes Empresas alinha estratégias com empresas participantes do projeto

Ana Brum participou do Brasil Trade, em Curitiba. Foto de Mauro Frasson

Ana Brum participou do Brasil Trade, em Curitiba. Foto de Mauro Frasson

Juliana Buso 2