Gabriel Patrocínio escreve resenha do Diagnóstico do Design Brasileiro

Gabriel Patrocínio, designer brasileiro que tem doutorado em Políticas de Design, publicou no site da ADG uma resenha sobre o Diagnóstico do Design Brasileiro – estudo encomendado pela APEX-Brasil ao Centro Brasil Design. Ao longo do texto, Patrocínio discorre sobre a importância do estudo, como ele poderá ser usado e conta um pouco sobre o histórico de tentativas de se realizar um diagnóstico semelhante no passado. Confira um trecho:

“Um diagnóstico deste porte, de um setor praticamente virgem em termos de estatísticas e estudos, e com a dificuldade de ser precisamente definido e encontrado será sempre parcial, sem nenhum demérito para o estudo ou para a equipe. Parcial pela impossibilidade de se fazer um diagnóstico com 100% de abrangência de um segmento fragmentado e difuso, inclusive pela enorme extensão territorial do nosso país. Parcial por ainda estarem sendo construídas, em todo o mundo, as métricas para se avaliar o setor. Parcial por ter a ousadia de ser o primeiro, por propor e experimentar novas métricas para se buscar entender o segmento.”

Em se entendendo essas limitações, é preciso que se diga que nunca foi feito estudo com tamanha abrangência e profundidade sobre o design brasileiro. A equipe do Centro Brasil Design, que vem se especializando e se notabilizando no país e internacionalmente há cerca de quinze anos (desde 1999), certamente era a mais habilitada instituição brasileira para realizar esta tarefa. O empenho, a dedicação e a capacidade desta equipe resulta num trabalho de referência histórica para o design brasileiro, que servirá de base a muitos outros estudos que certamente virão”.

Para ver a resenha completa, acesse o link: http://www.adg.org.br/v1/opiniao/diagnostico-do-design-brasileiro

gabriel

 

 

 

 

 

 

 

GABRIEL PATROCÍNIO: designer, professor e ex-diretor da ESDI, escola superior de desenho industrial da UERJ, concluiu em 2013 um doutorado em Políticas de Design na universidade de Cranfield, Reino Unido.