Evento pré-Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa vai discutir design e exportação

 

O Painel Index SC trará para palestrar os renomados designers Jaakko Tammela e Rodrigo Brenner e a diretora executiva do Centro Brasil Design Letícia Castro.

Como o design influencia o desenvolvimento de um produto e o quanto é capaz de torná-lo melhor? Essas são questões ainda em amadurecimento no Brasil, que vê o design como fator determinante e que contribui para favorecer exportação por menos de 20% dos empresários brasileiros, de acordo com Diagnóstico do Design Brasileiro (2014). Mas há quem valorize a ferramenta e torne, a partir do uso do design, produtos e serviços competitivos no mercado nacional e internacional. Cases de sucesso serão tema da palestra “Design Exportação”, da diretora executiva do Centro Brasil Design (CBD), Letícia Castro, no Painel Index SC, no Senai de Joinville, nesta segunda-feira (22). Especialista no assunto, Letícia tem no currículo 13 anos de atuação nas áreas de gestão do design, design estratégico, design thinking e polícias públicas.

O Painel Index SC, evento pré-Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa, vai trazer na mesma noite outros dois profissionais destaques no mercado nacional – os designers Rodrigo Brenner, com a palestra “Design Invisível”, e Jaakko Tammela, que falará sobre Design Thinking.

Brenner estudou Design de Produto na PUC-PR e no Politecnico di Torino (Itália), Coolhunting e Análise de Tendências. Co-fundador da empresa Furf Design Studio, premiada nacionalmente e internacionalmente, com publicações em livros e revistas de mais de dez países pelo mundo e frequentemente convidada para expor em renomados eventos, como na Semana de Design de Milão. O designer também é criador e professor do premiado Projeto Design Invisível, que tem como objetivo ensinar a importância, a poesia e a essência do Design para jovens com deficiência visual.

O terceiro profissional a palestrar na segunda-feira, Jaakko Tammela já recebeu mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Ele é designer de produtos há 13 anos, especializado em Marketing pela ESPM/RJ e Liderança Criativa pela Berlin School. Ao longo de sua trajetória, trabalhou como designer em estúdio próprio, foi responsável pelo desenvolvimento do núcleo de Estratégia e Inovação da Índio da Costa AUDT e, na Whirlpool, pela criação das áreas de Futures Insights para LATAM e Experience Design, replicada globalmente. Atualmente, além de ser responsável pelo redesenho dos cursos de extensão do IED/SP, trabalha como consultor para empresas privadas e governo.

 

Index_Banner_Joinville

 

Sobre a Bienal
O objetivo da Bienal Brasileira de Design é apresentar o melhor da produção de design nacional e aumentar a percepção do público sobre a presença do design no seu dia a dia. A cada ano o evento acontece em uma cidade do país. A quinta edição, a Bienal Brasileira de Design  Floripa 2015, de 15 de maio a 12 de julho de 2015, está em fase de organização. A identidade visual já foi escolhida e a curadora Adélia Borges já trabalha na estruturação das exposições. Além disso, a mostra de design catarinense “Index SC” circula pelo Estado, que também recebe palestras sobre design com experts na área.

A Bienal é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo do Estado de Santa Catarina e promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), pela Associação Catarinense de Design (SC Design) e pelo Centro Design Catarina.

 Serviço
O quê: Painel Index SC

Quando: 22/9, 19h
Onde: Auditório do Senai. Rua Waldemar Dohler, 957, Zona Industrial Norte
Quanto: Gratuito