Encontro em Recife fecha a 1ª edição do Design Export

Na última terça-feira, dia 14, o evento “Design para Novos Mercados – como o design pode impulsionar seu negócio”, em Recife, marcou o encerramento da primeira edição do Programa Design Export.

Representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Centro Pernambucano de Design e do Centro Brasil Design revelaram os números alcançados pela iniciativa e como o design serviu para fortalecer as atuações das empresas da região nordeste. Participaram também do evento a empresária pernambucana  Marcelle Sultanum, que contou o case da empresa que representa, a Rishon Cosméticos, e Fred Permann, diretor do escritório de design Herbert Permann, que falou sobre a percepção do designer no Programa Design Export.

O Programa

O Design Export apoia o desenvolvimento de produtos com design diferenciado voltados à exportação. Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Centro Brasil Design, ele tem como objetivo levar para a indústria nacional uma metodologia simples, didática e objetiva que orienta a empresa a inserir a inovação como parte do processo de desenvolvimento de novos produtos, utilizando o design como uma das ferramentas.

Em dois anos, o Design Export levou a inovação para 60 cidades de sete diferentes estados brasileiros. O programa, que inicialmente abrangia as regiões Sul e Sudeste, realizou em 2014 uma parceria com o Centro Pernambucano de Design para estender sua atuação a três novos estados: Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

No Nordeste, 100 empresas foram prospectadas para participar do projeto, 35 foram visitadas pelos consultores do programa e 20 se credenciaram para participar da iniciativa. Os participantes desenvolveram produtos inovadores, melhorias em suas linhas e aprimoramento de embalagens, identidade visual e branding, com o apoio de escritórios de design.

As empresas do Nordeste que participaram foram Prolev, Biovetech, Xick Baby, Lilou Indústria, Elcoma, Led Brasil, SiliconReef, Eicomnor, Wesa, Qualimar Pescados, Refazenda, Roshon Cosméticos, Volúpia, Cridea, Sanhaçu, Movimento, Fátima Rendas, Cachaça Engenho, Casa das Placas e Gatos de Rua.

Luciene Torres (CPD), Letícia Castro (CBD), Ana Brum (CBD) e Tiago Terra (APEX)

Luciene Torres (CPD), Letícia Castro (CBD), Ana Brum (CBD) e Tiago Terra (APEX)