projetos_diagnostico

Diagnóstico do Design Brasileiro

O Centro Brasil Design foi contratado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) por meio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)  para desenvolver um DIAGNÓSTICO DO DESIGN BRASILEIRO. O objetivo do Diagnóstico é criar uma referência em design para o desenvolvimento da indústria e fornecer subsídios para a elaboração de uma política pública de design, no país. Atualmente, o design é considerado um elo importante entre indústria e mercado por influenciar, diretamente, no desenvolvimento de produtos percebidos como de qualidade e desempenho superior.

O estudo, inédito no Brasil, teve como base pesquisas feitas num período de oito meses, com mais de trezentas empresas brasileiras. O diagnóstico permitiu avaliar a compreensão do design nos setores industriais e de serviços além de uma análise de dados do design no país e das variáveis que impactam o setor no ambiente de negócios. Também foram desenvolvidos cenários para o futuro do design no Brasil até 2020. O trabalho apresenta ainda indicadores, referências internacionais e contribuições de especialistas e formadores de opinião.

O resultado é um cenário atual do design no Brasil que possibilita o embasamento de políticas públicas e tomadas de decisões estratégicas no setor, o que é essencial para que o design seja utilizado como uma ferramenta que potencializa o desenvolvimento da indústria.

A prévia do estudo foi apresentada para especialistas em São Paulo e suas contribuições incorporadas ao mesmo. O resultado final foi apresentado em Brasília, na Apex-Brasil, em Junho de 2014.

O documento está disponível em: http://www.cbd.org.br/downloads/

1-segmentacao 2-empresas 3-postos