Confira como foi a Semana D’14

Entre os dias 03 e 09 de novembro, mais de 80 eventos fizeram a capital paranaense pensar muito mais sobre o design e como ele pode transformar a vida das pessoas. Foram palestras, workshops, bate-papos, desfile de moda, exposições e troca de ideias entre empresários, estudantes e acadêmicos. O evento foi realizado pelo Centro Brasil Design e pela ProDesign>Pr, e contou com patrocínio do Sebrae, da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos  (Apex – Brasil) e do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). A Semana D contou também conta com apoio institucional da Prefeitura de Curitiba, por meio do IPPUC, da Agência Curitiba e da Fundação Cultural de Curitiba. As principais atividades do evento foram realizadas no Museu Oscar Niemeyer (MON), mas foram promovidos eventos e descontos em lojas em toda a cidade.

No dia 05, aconteceu o Fórum Internacional Cidades amigas do Design – FICAD’14, com presença do Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet – que ressaltou a importância do design como diferencial para o crescimento da cidade. “Temos de atrair, priorizar, pensar em termos estratégicos. Curitiba tem uma bela história, mas não podemos viver como reféns do passado. Temos de avançar pensando no design como indutor do crescimento, propiciando a inovação e a inclusão social”, disse Fruet. O Fórum contou com os palestrantes internacionais Mugendi M’Rithaa (Cidade do Cabo – África do Sul), professor da Universidade de Tecnologia Península do Cabo; Christopher Whelan (Cidade do Cabo – África do Sul), CEO da Accelerate Cape Town; Richard Hsu (Xangai -China), diretor criativo da Pan-Asia Network e professor da universidade de Tongji; Maria Martynova (Moscou – Rússia), membro da associação de Designers da Rússia; Uday Athavankar (Mumbai – Índia), do Instituto de Technologia Indiano; e Izabela Sykta (Cracóvia – Polônia), professora da Universidade Politécnica de Cracóvia.

O grupo de palestrantes internacionais foi também ao Centro Brasil Design para conhecer um pouco mais sobre as políticas públicas do design brasileiro. No dia 07, a programação oficial da Semana D – Festival de Design teve início com a palestra O Design na Indústria, em que os empresários Eduardo Oliveira, da Ômega Design, e Luciano Wengrzinsk, da Wensky Beer, contaram como o design transformou os negócios em suas empresas. Foram cases impressionantes, que mostraram como o investimento em design pode impulsionar negócios e mudar a rotina de empresas.

No evento 600 Segundos, que aconteceu no início da tarde, Luiz Pellanda (Holaria), Lucas Saad (Saad Branding + Design), Marcos Minini (Brainbox Design) e Vinícius Iubel (Megabox Design) tiveram 600 segundos cada para contar seus cases vencedores no iF Design Award, demonstrando o papel transformador do design. Na sequência, Clarissa Biolchini deu uma palestra sobre o Design de Serviços, em que mostrou ao público como o design pode ser uma inteligente ferramenta para resolver problemas e criar soluções. Gina Paladino foi a palestrante seguinte e, em uma fala dinâmica e informativa,  mostrou ao público quais são os cenários e desafios pelos quais Curitiba está passando quando o assunto é Economia Criativa. Michel Alcoforado, em uma palestra que arrancou risadas da plateia, falou então sobre Antropologia de Consumo. O papo girou em torno de  personas, arquétipos e consumidores, cultura, estilos de vida, comportamento do consumidor, antropologia do consumo e comunicação.

O público pode também conhecer dois cases do programa Design Export, um projeto que apoia empresas brasileiras no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores voltados à exportação. Marília Piccinini, da MOOVEXX e Geraldo Garcia, da MUNCLAIR, narraram suas experiências com o programa em um bate papo mediado por Ana Brum, Diretora Técnica do CBD. A noite terminou com Wagner Dias, que apresentou o histórico e funcionamento do Centro de Design da GM no Brasil.

No dia 08, a programação começou bem cedo com a palestra Sistema Límbico, de Mario Narita, designer que desenvolveu uma metodologia que visa descobrir o real pensamento do consumidor em relação a uma marca ou categoria. Para acordar o público, ele colocou música eletrônica bem alta no auditório minutos antes da palestra começar. Funcionou, e todos estavam bem dispostos para o Papo D: Tipografia e Negócio. A programação da manhã fechou com a esperada palestra de Marcel Gignon, gerente de design da Chilli Beans, que dividiu com os participantes a rotina e o processo criativo da empresa.

Tatiana Viana, do Departamento de Design da Farm Rio, abriu a tarde com um Moda na Roda sobre o processo criativo da grife carioca. Ela mostrou como foi criado o livro Olhe Para Dentro e Sorria, que reúne algumas das estampas mais desejadas da marca. Vale lembrar que o livro foi ganhador de um iF Design Award em 2014. Na sequência, Thiago Colares, Gerente de Comunicação do Grupo Imaginarium, propôs mais do que uma palestra – e sim, uma troca de experiências. Ele falou sobre o o processo de criação e a prática do departamento de Marketing da Imaginarium. Saulo Ribas, da Farofa Studios, fez uma criativa apresentação sobre design de interfaces e games para crianças e Anderson Penha, Co-fundador da Foltigo, fez o público refletir muito sobre o futuro em sua palestra sobre Design Fiction – com direito a vídeo do Criolo no final. O mexicano Luiz Herrera, Diretor Criativo e Sócio da MBLM, mostrou ao público um emocionante case sobre como um branding bem feito transformou o atendimento de um hospital oftalmológico no México.

 

 

Gustavo Fruet, Prefeito de Curitiba

Gustavo Fruet, Prefeito de Curitiba

FICAD'14

FICAD’14

Cases Paraná Inovador pelo Design

cases de uso do design na indústria paranaense

Foto: Daniel Sorrentino / clix.fot.br - crédito obrigatório

Clarissa Biolchini em palestra

Clarissa Biolchini em palestra

Gina Paladino falando sobre Economia Criativa

Gina Paladino falando sobre Economia Criativa

Michel Alconforado

Michel Alconforado

Marcelo Júdice, da Apex-Brasil

Marcelo Júdice, da Apex-Brasil

Ana Brum mediando evento o Momento Apex-Brasil

Ana Brum mediando evento o Momento Apex-Brasil

Wagner Dias e o design da GM

Wagner Dias e o design da GM

Mario Narita

Mario Narita

Papo D: Tipografia e Negócios

Papo D: Tipografia e Negócios

Marcel Gignon

Marcel Gignon e o Case Chilli Beans

Moda na Roda sobre o Processo Criativo da Farm

Moda na Roda sobre o Processo Criativo da Farm

Thiago Colares e o Case Imaginarium

Thiago Colares e o Case Imaginarium

Design de Interface e Games

Design de Interface e Games

Anderson Penha na palestra Design Fiction

Anderson Penha na palestra Design Fiction

Luiz Herrera

Luiz Herrera

Espaço D+

Um aconchegante aquário de vidro no MON onde o público podia tomar um café, comprar livros e produtos de design e, de quebra, descansar um pouco. Essa foi a ideia do espaço D+, onde bate-papos e workshops aconteciam da forma mais confortável possível. Foram disponibilizadas almofadas, mesinhas e estrutura para que o pessoal pudesse ter a experiência da Semana D de forma descontraída. Foi lá que ficou também a exposição Paraná Inovador pelo Design, que mostrou os resultados do programa. A exposição recebeu visita até mesmo de Gustavo Fruet.

IMG_0043 Foto: Daniel Sorrentino / clix.fot.br - crédito obrigatório Foto: Daniel Sorrentino / clix.fot.br - crédito obrigatório Foto: Daniel Sorrentino / clix.fot.br - crédito obrigatório Foto: Daniel Sorrentino / clix.fot.br - crédito obrigatório Foto: Daniel Sorrentino / clix.fot.br - crédito obrigatório Foto: Daniel Sorrentino / clix.fot.br - crédito obrigatório

IMG_0052

 

Clarissa Biolchini

“O Design transforma quando é útil, desejável e necessário. A proposta do CBD e incrível, acho que [a Semana D] tem tudo pra dar certo mesmo”.

 

Tatiana Viana

” A iniciativa de um evento focado só em design é muito interessante. Ver que o evento cresce a cada ano e que está na quarta edição é muito legal!”

 

Wagner Dias

“Queria ver um evento semelhante em São Paulo, fiquei muito orgulhoso em participar”.

 

Thiago Colares

” Adorei o formato da Semana D, não imaginava que fosse tão bem estruturada. O espaço é muito legal, e junta marcas que admiro, quero sempre contribuir e colaborar com essa iniciativa”.