Centro de Design no Design Weekend

Entre os dias 23 e 26 de agosto, o Design Weekend mobilizou São Paulo em torno do design, da arte, da arquitetura e do urbanismo. Em sua primeira edição, o festival mobilizou mais de 160 eventos em 4 dias de muita agitação. O Centro de Design Paraná esteve presente em feiras, palestras, encontros e circuitos que aconteceram durante os quatro dias.

Na festa de abertura na Praça Vitor Civita, nos deparamos com um contêiner modificado da Contain[it], que reutiliza contêineres de transporte marítimo descartados e os transforma. Para a ocasião, os designers do SuperLimão Studio, Nada se Leva, Camila Sarpi, Thomaz Bondioli e Diana Albuquerque foram convidados para desenhar luminárias, cadeiras, mesas e vasos.

A Abup Show, que teve a sua 25° edição dos dias 22 a 25 de agosto no Transamérica Expo Center,  destacou-se pela organização e pela qualidade dos expositores. No setor de utensílios domésticos, destacaram-se as muitas cores e os novos materiais. Mas os estandes que chamaram a minha atenção em particular foram da Ceraflame, que exibiram a panela Wok, um dos destaques da marca. Ela conta com uma abertura na parte de baixo da panela que conserva o alimento quente por mais tempo, e está disponível nas cores preta e marrom, além de possuir material e do acabamento impecáveis. Já a Holaria teve destaque pelas belíssimas peças de porcelana, também com um acabamento impecável a nítida presença do design nas peças. A Riva, com o estande super bem localizado na feira, exibia um painel mostrando os prêmios de design nacionais e internacionais já conquistados e as peças lindas de diversos designers chamaram muita atenção.

A Paralela Gift estava ao lado da Abup, que na sua 22° edição destacou-se pelas peças mais artesanais de grande qualidade e acabamento. Já no começo da feira estava o Studio Heloisa Galvão com porcelanas lindas, grafismos bem diferentes e acabamento impecável. Mais a frente nos deparamos com o estande da Jödja, com as moringas bem diferenciadas. Também destaque para os grafismos.

A Craft Design, na sua 21° edição, também estava bem organizada e bem localizada. Destacou-se pelas designers de joias – peças lindas, bem feitas, exclusivas e bem diferentes. Além dos tecidos impressos, novas estampas e muitas cores.

A Ota Design, organizadora da Paralela Gift, apresentou pela primeira vez a feira Luxo para Todos, um evento com que buscou romper com o conceito tradicional de luxo por meio de um novo olhar sobre as sensações, experiências, bem estar e prazer. Localizada no Instituto Tomie Ohtake, a feira apresentou a produção de designers e artistas onde a criatividade era o tema principal.

No dia 24 de agosto na quarta edição do MOB Design, que se propôs a trazer o melhor do design mundial à excelência do design brasileiro teve como tema central o design, do material ao digital, passando pelo webdesign e redes sociais. As primeiras apresentações foram de Sheila Brabo, atual gerente do Senai SP Design, e Heloisa Neves, que trabalha em pesquisas e projetos acerca do modelo de open design e fabricação digital. Após o intervalo vieram Evelyn Roth e Yoel Lenti, ambos da Insitum, uma consultoria especializada em aperfeiçoar produtos, serviços, marcas e processos através do profundo entendimento de necessidades. Por fim, Detlef Kiel, que já teve diversos produtos premiados internacionalmente como iF Gold e RedDot, apresentou sua experiência em desenvolvimento de produto para diversos setores.

No o dia 25, aconteceu o Safári Urbano sob o tema Tendências & Consumo com o objetivo de por em prática e exercitar o conteúdo apresentado e desenvolvido durante o Design Forum Megatendências. Organizados em pequenos grupos e acompanhados pelo trendhunter Rodrigo dos Reis, os participantes receberam no período da manhã um briefing sobre como visualizar os sinais de tendências.

Em seguida, partimos para a Vila Madalena, onde todos puderam se comunicar com Rodrigo para trocar informações durante o roteiro. Dentre os ponto visitados estão o restaurante Quintal dos Orgânicos, o café Coffee Lab, a loja de brinquedos rústicos e decoração regional Feira Moderna, a loja de chapéus feitos à mão E-holic e o Beco do Batman, uma viela com as paredes completamente preenchidas com grafite.

No dia 25 de agosto aconteceu o Ciclo de palestras Tipos Latinos, reunindo renomados designers como Daniel Sabino, Ronald Kapaz, Fabio Lopez, Luciano Cardinali e Crystian Cruz, que mostraram o uso da tipografia nos trabalhos realizados. Ao final, foi realizado um debate com mediação de Bruno Porto. No intervalo aconteceu o lançamento dos seguintes livros: Vende-se Design, de Bruno Porto; O Fator VDM, de Luis Marcelo Mendes; Logotipo x Logomarca, de André Stolarski, Bruno Porto, Guilherme Sebastiany, Luis Marcelo Mendes e Newton Cesar e a nova edição da revista Tupigrafia.

Por fim, no domingo a Vila Madalena, considerada um dos bairros mais criativos de São Paulo, apresentou um circuito com mais de 30 espaços abertos à visitação do público entre ateliês, galerias e lojas. Além do circuito, no último dia do Design Weekend, 26 de agosto, realizou-se a tradicional Feira da Vila Madalena, que completou 35 anos com o tema “O caos e a alegria”. Mais de 500 expositores estiveram nas ruas com produtos para os todos os gostos.

Carbono Designgrife do designer Marcus Ferreira, foi um dos espaços mais incríveis pelo qual passamos no circuito. Nos emprestaram tintas, linhas, botões, tachas e ilhoses para que pudéssemos personalizar duas peças com capas brancas, as quais foram sorteadas entre os participantes da customização.

E fechamos a Design Weekend, na Galeria Melissa, que fica na Oscar Freire, onde aconteceu o lançamento do livro Criatividade Brasileira, de Alex Atala, Fernando e Humberto Campanas e Jum Nakao.