CBD participa de debate sobre o papel do design com especialistas

Na segunda-feira, 11 de agosto, a Diretora Técnica do Centro Brasil Design, Ana Brum, foi convidada a participar de um debate sobre o tema “Where should designers work: policy, strategy or tactics?”, na Unisinos, em Porto Alegre. O encontro foi uma iniciativa do projeto ICD – Inovação, Competitividade e Design, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tem como objetivo propor diretrizes para aumentar a competitividade de empresas desenvolvedoras de produtos através da gestão e concepção de soluções inovadoras. “Foi um importante momento de troca de experiências sobre ações de design no Brasil e reflexões sobre iniciativas de outros países para a inserção da competitividade pelo design”, explica Ana.  

O debate teve início com uma apresentação de Stan Ruecker, professor associado do Instituto de Design do IIT/Chicago e pesquisador na área de design gráfico com foco nas ciências humanas e sociais. Em seguida, os debatedores convidados puderam ter uma conversa onde puderam expor seus pontos de vista para Ruecker e para a plateia, que interagiu bastante, tornando o debate ainda mais produtivo.

O evento contou ainda com nomes como Talita Daher, especialista em Desenvolvimento Produtivo na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Celso Scaletsky, do IIT/Chicago e Gisele Raulik, uma das seis doutoras no mundo especializadas em políticas públicas para design.

Para Talita, O design deve ser visto como um elemento estruturante que permite moldar estratégias corporativas e impulsionar o crescimento dos novos negócios. “Na nova economia industrial, o design deve ser encarado como estratégia de inovação e como ferramenta de aumento de competitividade, notadamente, nas políticas públicas voltadas para o desenvolvimento produtivo e para conquista de mercados”, afirma. A especialista defende ainda que design é fator estratégico e que o debate sobre o tema deve ser constante para que a indústria entenda sua capacidade de contribuir para uma mudança sustentável de patamar competitivo da economia brasileira.

debate

 

debate2

 Projeto ICD 

O projeto ICD – Inovação Competitividade e Design, da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS), que conta com o apoio da ABDI, tem como objetivo propor diretrizes para aumentar a competitividade de empresas desenvolvedoras de produtos através da gestão e concepção de soluções inovadoras. 

Integrando esforços que estão sendo realizados nas pesquisas em design na UFRGS com pesquisas realizadas em universidades de excelência no exterior de forma colaborativa, espera-se obter, ao longo do projeto, ações norteadoras para o desenvolvimento de pesquisas mais eficientes e eficazes orientadas ao design, inovação e competitividade.