Boom SP Design 2014: confira a programação

Discutir, atualizar, pensar e repensar o design na sua forma mais pura. Diante dessas premissas Beto Cocenza está à frente do BOOMSPDESIGN, evento que traz ao Brasil o que há de mais importante neste cenário, com conteúdos e tendências mundiais. Entre os nomes que já marcaram presença estão Sérgio Rodrigues, Karim Rashid, Harry Allen, Ruy Ohtake, Craig Robins, Todd Bracher, Dror Benshetrit, Chad  Oppenheim, Matali Crasset, Tom Price, entre outros.

O BOOMSPDESIGN chega a sua sétima edição com a mesma visão vanguardista do início. Pela primeira vez elege um tema para debate, o universo criativo brasileiro, que será apresentado e discutido por meio de variados pontos de vista e em diversos âmbitos do mercado.

Com a curadoria de Beto Cocenza, a edição 2014 homenageia o designer carioca Zanini de Zanine com uma exposição de suas principais criações. Serão apresentados produtos industrializados, de edições limitadas e lançamentos (luminárias da VIALIGHTDESIGN e bancos em aço inox da Mekal, por exemplo) desenhados pelo jovem designer. São peças que contam um pouco do legado e influência transmitidos por grandes mestres do design como Zanine Caldas e Sérgio Rodrigues e mostram sua liberdade de criação ao dar vida a peças de diferentes naturezas.

Já para o fórum de debates, além do Zanini de Zanine, a programação oferecerá ao público conhecer e compartilhar um pouco mais da expertise de grandes destaques do mercado, como o paisagista Gilberto Elkis, os arquitetos Jader de Almeida e Paulo Alves, os designers Hugo França, Glauco Diógenes e Henrique Steyer, o escritório Triptyque Arquitetura, além de Juliano Kimura, o CEO da Trianons (empresa especializada em inovação digital e gestão de redes sociais).

Sobre BOOMSPDESIGN

Plataforma de negócios em constante mutação que reúne nomes consagrados no mercado nacional e internacional para discutir arquitetura, design e arte.

Já promoveu exposições de Karim Rashid e Visionaire/Goyard em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, além de Todd Bracher com o Museu da Casa Brasileira. Atualmente promove o projeto BALANÇO BOOMSPDESIGN realizado em parceria do MCB, sob a curadoria de Beto Cocenza. O ciclo de instalações privilegia a produção nacional e provoca os designers a reinventar os velhos balanços da infância e resgatar o convívio e a interatividade familiar. Esse projeto já trouxe ao jardim da instituição balanços dos designers Sérgio Matos, Zanini de Zanine, Renata Moura, Carol Gay e recentemente do coletivo Pax.Arq.

BOOMSPDESIGN – 7° Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte

Local: D&D Shopping – WTC Convention Center – Av. das Nações Unidas, 12.555 – São Paulo

Data: 14 de agosto de 2014

Horário: das 8h30 às 18h

Inscrições através do site: www.boomspdesign.com.br

Programação:

9h45 às 10h – Juliano Kimura

Abrir a mente para novas oportunidades ajuda a enxergar a internet sob outra perspectiva. É o que acredita Juliano Kimura, CEO da Trianons, empresa especializada em inovação digital e gestão de redes sociais, sócio-diretor da Daybook Branding, palestrante oficial do Facebook Brasil, professor da eCommerce School e sócio-fundador da Social Brunch. Suas palestras abordam temas como comportamento digital, redes sociais e inovação.

10h10 às 10h30 – Glauco Diógenes

Um dos designers mais versáteis e talentosos de sua geração, atua como Diretor de Criação, designer gráfico e ilustrador desde 2000. Em 2005, ele fundou o SUPERNOVA ®.estúdio multidisciplinar que, em pouco mais de 7 anos, tem servido mais de 400 clientes no Brasil e no exterior. TV Globo, Coca-Cola, General Electric, Klabin, Absolut Vodka, MTV, Banco Santander, Grupo Votorantim, a Prefeitura de São Paulo, SESC-SP, São Paulo Futebol Clube, Editoras Abril e Globo, Tok & Stok e Marcelo Rosenbaum tem projeta a assinatura do designer.

10h40 às 11h15 – Jader Almeida

Com peças premiadas nos principais concursos nacionais e internacionais de design, Jader Almeida conquista cada vez mais destaque e segue aprimorando seu trabalho com a participação em feiras, exposições, visitas técnicas e cursos em diversos países pelo mundo. Atua também em projetos de arquitetura, desenvolvidos exclusivamente em seu escritório em Florianópolis. “Busco a racionalidade, a geometria simples, em formas puras com estética atemporal. Busco criar produtos com valores duráveis. Abordar a herança dos mestres, mas com o olhar para frente, pensando que as escolhas de hoje serão o reflexo do amanhã.”

11h15 às 11h50 – Hugo França

Nasci em Porto Alegre, mudou-se para Trancoso / BA em busca de uma vida mais próxima da natureza. Lá, percebeu o grau de desperdício na extração e uso da madeira, vivência que pautou seu trabalho. Desde o final dos anos 80 desenvolve “esculturas mobiliárias” que nascem de um diálogo criativo com a matéria-prima: tudo começa e termina na árvore. Ela é a sua inspiração; suas formas, buracos, rachaduras, marcas de queimada e da ação do tempo provocam o conduzem a um desenho cuidadosamente escolhido, uma intervenção mínima que gera peças únicas.

12h às 14 – ALMOÇO

14h às 14h35 – Gilberto Elkis

Gilberto Elkis é um dos maiores nomes do paisagismo brasileiro. Ele entende que trabalhar com desenvolvimento, gestão e manutenção de projetos de design em espaços naturais e urbanos vai além da definição clássica do que é ser paisagista. Por isso, está há 20 anos no mercado, sendo reconhecido pela técnica da topiária, que é a arte de podar plantas em formas ornamentais. O profissional acredita que, hoje, o paisagismo é uma necessidade do homem contemporâneo, uma vez que todo grande projeto tem um pensamento, um conceito paisagístico por trás que vai defini-lo. A natureza é, sem dúvida, um antídoto para o stress da cidade grande.

14h35 às 15h10 – Triptyque

Em São Paulo desde o ano 2000, a empresa também tem base em Paris desde 2008. Triptyque enfrenta a problemática das cidades emergentes, e o desejo de desenvolver um método e ferramentas de questionamento e / ou modificar a evolução dos espaços urbanos e construção moderna. O trabalho da empresa foi apresentado em 2008 na Bienal de Arquitetura em Veneza, com a exibição de “Optimiste” no Pavilhão Francês e em 2010, para a exposição prêmio AFEX.

15h45 às 16h – Henrique Steyer Henrique Steyer estudou design em Milão, ganhou prêmio de décor na Turquia, foi capa de revista na China, projetou uma loja na África do Sul e seus trabalhos foram publicados em 25 países. Rodou o mundo antes de voltar para sua Porto Alegre natal, onde atua como um dos arquitetos mais prolíficos – e talentosos – de sua geração.Entre um projeto de interiores aqui e um arquitetônico acolá, passeia por espaços residenciais e corporativos e não pensa duas vezes antes de alçar voos mais conceituais – como o artista imaginário Mark Gary Adams (www.markgaryadams.com), persona criada por ele e pulverizada planeta afora para deflagrar o preconceito através da pop arte.

16h às 16h35 – Paulo Alves

Deslumbrado pelo trabalho com madeira desde sua infância em Jardinópolis, Paulo Alves formou-se arquiteto pela Escola de Engenharia da USP de São Carlos. Ainda na faculdade, passou a acompanhar o trabalho de um dos ícones da arquitetura brasileira, Lina Bo Bardi, integrando seu escritório em 1992.
Influenciado pelas formas modernas, observação da natureza e fascínio pelas possibilidades desta matéria-prima tão nobre, Paulo usa a madeira com maestria e fabrica suas próprias criações desde 1994.

16h35 às 17h10 –  Zanini de Zanine

Nascido no Rio de Janeiro em 1978, cresceu vendo seu pai, José Zanine Caldas, trabalhar. Produziu seu primeiro móvel quando ainda estagiava com Sérgio Rodrigues. Pouco tempo depois, graduou-se em Desenho Industrial pela PUC-Rio. Em 2003, começou a produzir móveis em madeira maciça. A partir de 2005, iniciou a criação de uma nova linha de móveis com peças produzidas industrialmente. Para representar os móveis dessa nova linha, surge em 2011 o Studio Zanini.