5º Congresso Moveleiro será realizado nos dias 11 e 12 de setembro

O 5o. Congresso Moveleiro, promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) vai reunir em Curitiba especialistas internacionais para falar sobre os caminhos possíveis para o setor, no Brasil e no mundo. Durante os dois dias de evento, estão programados 10 painéis e palestras, com designers, pesquisadores e executivos, entre eles, o diretor geral do Centro de Inovação Tecnológica em Madeira e Indústria de Móveis da Itália, Alessio Gnaccarini; o gerente da canadense Eqmbo-Entreprises, Reynald Binette, e a presidente da rede de lojas de varejo Magazine Luiza. O Centro Brasil Design faz parte da Comissão Organizadora do evento.

O congresso será aberto por Marcelo Prado, do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), que vai apresentar uma pesquisa inédita sobre o setor moveleiro no Brasil, com informações socioeconômicas sobre o segmento. Alessio Gnaccarini, com experiência em projetos e atividades de cooperação internacional e consultor de entidades governamentais e industriais vai falar sobre a competitividade pela qualidade. O mercado internacional e os passos para a internacionalização dos negócios serão apresentados pelo especialista Sergio Pereira, com a palestra Ameaças e Oportunidades para o Setor Moveleiro. O pesquisador Claudio de Moura Castro vai resgatar em sua palestra os conceitos da marcenaria fina aplicada à indústria moveleira.

No segundo dia, a palestra de Reynald Binette também será sobre técnica, com o tema Acabamento e Superfície à Base de Água.   Reynald trabalha com pesquisa aplicada nas áreas de engenharia industrial, fabricação e concepção do processamento da madeira e acabamento industrial.

O encerramento será realizado pela executiva Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, que vai falar sobre o mercado de varejo e as oportunidades para os moveleiros.

“Nossa preocupação, ao montarmos essa programação, foi juntar todas as pontas dos processos que envolvem o setor moveleiro, da técnica, passando por comercialização, internacionalização e ponto de venda. Acredito que conseguimos montar um time com uma formação bastante diversificada, que nos dará um panorama muito claro de como está nosso segmento neste momento e para onde podemos seguir, sempre mais competitivos”, avalia Aurélio Sant’Anna, coordenador do conselho setorial da indústria moveleira da Fiep.

Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo site fiepr.org.br/congressomoveleiro/.